Da Cela à Sala de aula: Ressocialização e Inclusão Social dos Apenados partir do Direito À Educação em Direitos Humanos no Conjunto Penal de Itabuna/Ba

Fábio da Silva Santos, Manoel Joaquim Fernandes de Barros

Resumo


A presente pesquisa é uma breve investigação sobre os principais desafios e perspectivas que emergem do processo de ressocialização por meio da educação formal dos detentos do Conjunto Penal de Itabuna-BA. Esta pesquisa é explora-tória e de campo, averiguando o motivo de optar a voltar ao estudo, condições físicas e pedagógicas e demais aspectos da relação da aprendizagem. Os resulta-dos demonstraram a importância da garantia de acesso à educação formal por meio do trabalho responsável dos professores e o interesse dos discentes apena-dos, bem como a relevância dos aspectos estruturais e ideológicos que permeiam as dificuldades e desafios pelos quais passam os sujeitos envolvidos.

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Revista Diálogos Possíveis. ISSN impresso 1677-7603
ISSN eletrônico 2447-9047