Superar o paradigma do nacionalismo metodológico em investigação sobre educação? Reflexões baseadas em investigação sobre escolas internacionais
Resumo
A investigação sobre educação internacional e, especificamente, escolas internacionais proporciona novos desafios para uma pesquisa em educação que se baseia no paradigma de um nacionalismo metodológico. Ferramentas analíticas tradicionais que utilizam o Estado-nação como ponto de referência têm-se demonstrado inadequadas para analisar contextos educativos transnacionais. Como reação a isso, vamos refletir sobre o conceito de espaço transnacional de educação e sobre uma metodologia qualitativa reconstrutiva. Esta reflexão baseia-se num estudo realizado em escolas internacionais da região de Lisboa. Por fim, vamos traçar alguns desafios gerais para a investigação de fenómenos educativos transnacionais.
Palavras-chave
Nacionalismo Metodológico. Escolas Internacionais. Espaço Educativo Transnacional. Pesquisa qualitativa reconstrutiva.
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Revista Diálogos Possíveis. ISSN impresso 1677-7603
ISSN eletrônico 2447-9047