Habitus e identificação: uma contribuição da sociologia e da psicanálise para a psicologia social em pesquisa de campo.
Resumo
Esse artigo trata de apresentar uma pesquisa teórica, seguida de pesquisa de campo, em que se buscou entrelaçar o conceito de habitus, de Pierre Bourdieu, com o conceito de identificação, de Freud, ideia que surgiu após pesquisa de campo sobre perfil dos jovens que frequentam o Centro Cultural Cartola – Museu do Samba, Rio de Janeiro, com base em suas identificações, apresentada ao Programa de Pós-graduação em Psicologia Social da UERJ. Para complementar os resultados desta pesquisa, que demonstrou como o conceito de identificação é fundamental para se obter traços das identidades dos jovens, pensou-se que o conceito de habitus poderia ser usado com propriedade para se pesquisar valores incorporados socialmente por esses jovens. A partir daí, ao se constatar que Bourdieu nos apresenta seu conceito de habitus explicando que são adquiridos por processos de socialização, principalmente por meio da família e da escola, mas não explicitando como tal aquisição é feita, ocorreu-nos tecer uma hipótese: o habitus é incorporado através das identificações, seja com os familiares, seja com os professores. A partir da pesquisa teórica foi feita pesquisa de campo no mesmo Centro Cultural Cartola – Museu do Samba, com os jovens que frequentam uma de suas oficinas, observando-se as identificações feitas com o professor-mediador, por meio das quais puderam incorporar certos valores, processo este aqui relatado.
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